sexta-feira, 12 de agosto de 2011

BorgoBandoBallo

"Representar verdadeiramente, significa estar certo, ser lógico, corrente, pensar, lutar, sentir e agir em uníssono com o papel." (Constantin Stanislávski))

O sonho do teatro não é se eternizar, mas falar com clareza, emoção, beleza, poesia e compreensão para o cidadão do seu tempo”.(Almir Haddad)

E isto vocês fizeram magnificamente mais uma vez na peça BorgoBandoBallo.

A sincronia dos movimentos das atuações individuais, a atuação da direção, transformaram a peça num verdadeiro colírio para os olhos gerando um grande aperto de emoção no coração da platéia. A música e o canto de vocês incorporou a todos a emoção deixando quem lá esteve, ter o privilegio de assisti-los e a vontade de rever várias vezes o magnífico espetáculo.

PARABÉNS.

A peça "Borgobandoballo" convida o espectador a viver como imigrante na cidade mineira de São João Del-Rei

Período de : 11 de agosto a 02 de setembro de 2011

Influenciados pelo Anarquismo, Companhia Teatral ManiCômicos estreia nova temporada. Incentivados pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, que estimula a produção artística e a circulação de espetáculos, a Cia ManiCômicos abre sua nova temporada com a peça "Borgobandoballo".

As apresentações iniciam-se no dia 11 de agosto e vão até o dia 2 de outubro, no Espaço Cultural ManiCômicos (Rua Industrial Paulo Agostini, 55 – Vila Nossa Senhora de Fátima), em São João del-Rei (MG).

"Borgobandoballo" narra a trajetória de imigrantes italianos, no ano de 1889, em São João del-Rei. O grupo partiu para a cidade mineira em busca de melhores condições de vida e em sua chegada foram surpreendidos pela precariedade da situação de trabalho a que seriam submetidos. Decididos a lutar pelos seus direitos, rebelaram-se contra o governo da época, exigindo condições dignas para continuarem nas lavouras. No entanto, os políticos por não concordarem com as reivindicações, prenderam os trabalhadores e os expulsaram da cidade. Segundo Juliano Pereira, diretor artístico da companhia, não há registros históricos do que ocorreu com esses imigrantes após serem banidos de São João Del-Rei, e é exatamente na criação deste hipotético destino que se desenrola "Borgobandoballo".

O interesse pelo tema, revela Pereira, surgiu a partir de uma conversa informal com o amigo e professor de História, José da Paz, que relatou o fato aos integrantes da companhia. Levados pela importância em se abordar o anarquismo e as dificuldades trabalhistas da época, o ManiCômicos mergulhou de cabeça em seu processo criativo, trazendo para o palco a grandiosidade do assunto, da forma que melhor sabem fazer: com muita música, comicidade e diversão. "No espetáculo, procuramos mostrar de maneira lúdica e divertida, a importância em se falar sobre o anarquismo, de forma com que possamos refletir sobre nossas vidas em sociedade, principalmente nos tempos atuais." diz.

O processo de criação envolveu pesquisas com foco na cultura italiana da época e da cidade de São João del-Rei no século XIX. Outro fator importante para a investigação foi a vivência dos componentes na colônia italiana local, propiciando encontros com os parentes dos imigrantes. O diretor artístico destaca, também, as constantes pesquisas sobre os vestuários e modo de vida do período para a composição dos personagens.

Em relação à temporada mais extensa, o diretor observa a importância em se oferecer uma programação regular na cidade e contribuir para a formação de um público sólido para as artes cênicas. Por enquanto, não há previsões para a trupe se apresentar com a temporada em outras cidades do Brasil, mas há grande interesse, principalmente nos grandes pólos culturais do país, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, dentre outros.

Elenco Borgobandoballo:

Anderson Rail – (Federico)

Elis Ferreira –( Tereza)

Fernanda Nascimento –( Francesca)

- Gabriel Resende – (Vicenzo)

Guilherme Abreu – (Giuseppe)

Jean Fábio – (Gianni)

Luiz Nascimento –( Luiggi)

Lôra Abreu –( Caterina)

Marcos Fonseca – Alfredo

Orlando Talarico – (Antonio Paula Nicolau Maria)

Rafael Wolbert – (Pietro)

Sobre a Cia ManiCômicos

A história do ManiCômicos começa na cidade de São Paulo, em 1998, quando seis amigos resolvem criar uma cia de espetáculos, e lançam sua primeira peça "A Farsa do Cangaço, oxx!". A partir dali, começam a se apresentar na zona sul de São Paulo, mas com a falta de espaços adequados e sem verba para levar a peça para um grande centro público, a cia teatral começa a fazer exibições em praças, ruas e escolas. Em busca de maior espaço artístico e anseios pessoais, mudam-se, em 2005, para Minas Gerais, mais precisamente para a cidade de São João del-Rei. Com nova casa e energias renovadas, o ManiCômicos continua sua trajetória em terras mineiras e se apresentando em importantes festivais Brasil a fora, como o Festival de Curitiba e o Festival de Teatro Brasileiro, em Campinas.

Além das atividades artísticas, a Cia ManiCômicos mantém os Projetos Arte por Toda Parte e Dom de Minas, que têm como foco levar a arte e cultura local para vintes bairros carentes de São João del-Rei (MG) e região.

Serviço
Datas: 11 de agosto à 02 de setembro Horário: quinta à domingo, 20 horas
Local: Espaço Cultural ManiCômicos,

Endereço: Rua Industrial Paulo Agostini, 55 – Vila Nossa Senhora de Fátima – São João del-Rei – Minas Gerais. (Ao lado da fábrica de Moveis Martins)

Preço dos ingressos: R$ 10,00 inteira - R$ 5,00 meia.
Venda no local: de segunda a sexta no local, das 8h às 17h, ou nos dias de espetáculo, a partir das 18h.

Reservas pela internet: manicomicos.sjdelrei@mgconecta.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário