terça-feira, 10 de novembro de 2009

Recordando o "STEEL GOOSE NEWS"

ANO 1 - EDIÇÃO Nº 01 - OUTUBRO/2003 - Pág. 2

A origem do nome STEEL GOOSE

O ano era 1987, Laércio Figueiredo (Ex-Vice Presidente do Steel Goose) era gerente do Banco do Brasil em Conselheiro Lafaiete. Ferraz era sempre envolvido com a massa e com o pessoal da RFF S/A e Clube Dom Pedro II. Um dos funcionários do Banco de nome “Tonholo”, sempre os chamava de “Mestre”, daí Ferraz adotou este pseudônimo. Era “Mestre pra cá e pra lá, até que a coisa pegou e todos começaram a chamá-lo por esta alcunha.

Ferraz, juntamente com a turma da Escola Técnica e alguns amigos mais chegados, resolveu fundar um bloco carnavalesco, fazendo um ganso no estilo “Boi Bumbá” : Bloco do Mestre Truculino. Ferraz, comprou um tonel de vinho grande e o usou como fantasia, saindo pelas ruas com o bloco que chegou a ter um record de 600 metros. Este bloco durou apenas 04 anos.

A partir deste bloco surgiu o nome “Clube das Máquinas Ganso de Aço”, que a Srª Glória Maria (ex-esposa do Ferraz) sugeriu colocar em inglês: “STEEL GOOSE”.

RECONTANDO A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO.

Em 1992, o “Mestre Ferraz”, com a sua velha máquina de escrever “Corona Stander”, fabricou uma composição chamada Ganso de Aço – “Steel Goose” – uma verdadeira “Maria Fumaça”.

O ajudante Júlio Libamorio ao primeiro apito pulou fora. O maquinista “Mestre Ferraz”, junto com seu amigo Laércio Figueiredo nas alavancas, e sua ex-esposa Glória como foguista, mantiveram a locomotiva nos trilhos mesmo capengando e tremendo.

O PRIMEIRO VAGÃO (Facção)

O Diretor foi o Jorge Bastos (Rio de Janeiro). Alguns tentaram levar vantagens e colocar graxas nos trilhos para que a Maria Fumaça não chegasse ao seu destino.
A ex-esposa Glória, quando o trem começa a tomar velocidade e força, abandona o trem.

OS PRIMEIROS A DESCER DO TREM CONVIDADOS PELO “GRANDE ARQUITETO”:

Tiãozinho, André, Ida, Pelé, Vinny, Elço, Egídio.

A FORÇA DA LOCOMOTIVA:

O maquinista Ganso Mestre Ferraz, afinado com as 58 facções contando atualmente com 584 integrantes (dados de 2003), modernizou a locomotiva com requintadas motocicletas, triciclos e também com as magrelas, telefone em casa e internet. Criou, assim, um verdadeiro sentido de irmandade e amor ao Brasão do “Steel Goose”.
Criou também um dispositivo chamado “São Judas Tadeu” – areieiro – para evitar a patinação como acontece com as novas locomotivas.

O DESTINO DA VIAGEM:

Esta viagem só termina para os carentes de espírito, compreensão e fraternidade, pois conforme nosso “Ganso Mestre” disse:
“O dia em que o Steel Goose chegar a perfeição podemos descer todos e entregar esta maravilhosa composição ao seu dono: O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO DEUS. Pois tudo irá perder a graça. Não vamos mais nos preocupar com nada, não precisaremos discutir, cobrar, parabenizar, ajustar, criticar ou ofender. Se “DEUS” é o Grande Arquiteto, somente Ele é perfeito, logicamente só ele poderá deixá-lo no Universo".

Texto original de Luiz Tadeu Ferraz – adaptado por SG Lucafe.

Um comentário:

  1. Grande LUCAFE. As pessoas já me perguntavam qual a origem do Steel Goose e agora já tenho como contar. Você é o grande guardião desta história. Parabéns e um grande abraço, Allis

    ResponderExcluir