sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pelas ruas onde caminho em São João del ReiMG

Este novo marcador “PELAS RUAS ONDE CAMINHO” tem por objetivo registrar uma visão fotográfica de São João del Rei, quando estou caminhando. Cada dia caminho por lugar... daí surgiu a idéia de registrar as belezas e porque não o abandono de alguns pontos turísticos da cidade.



Daí decidi começar pelos Trilhos do Complexo Ferroviário de São João del Rei.

Em 2001, a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) assumiu a operação e administração do complexo ferroviário de São João Del Rei. Desde então, a empresa coloca em prática um programa de recuperação e restauração das características originais da Maria Fumaça (vagões, via permanente, estações e museus) que, além de preservar a história ferroviária do Brasil, proporciona maior conforto e segurança aos turistas. Hoje, ocupando uma área de 35.000 m2, encontra-se o maior centro de preservação da memória histórica ferroviária nacional e um dos mais importantes do mundo.

Inaugurada em 1881 por D. Pedro II, a Maria Fumaça é a única locomotiva a vapor que transporta passageiros, com bitola de 76 cm – também conhecida como bitolinha – ainda em atividade no mundo.

O passeio de Maria Fumaça é realizado na antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), com extensão de 12 km entre São João Del Rei e Tiradentes. A viagem resgata o contexto histórico, ligando as estações construídas no século XIX, passando por fazendas centenárias, entre rios e montanhas.

Esta linha-férrea, remanescente entre as cidades históricas de São João e Tiradentes, constitui a extensão do Museu Ferroviário de São João Del Rei, a única cidade do mundo que conta com um museu estático e outro dinâmico. Este é representado pelo trecho ferroviário de 12 km de extensão, construído há mais de 100 anos e sobre cujos trilhos correm, até hoje, as famosas locomotivas a vapor “Baldwins” de bitola de 76 cm, margeando o Rio das Mortes, ao puxar a sua composição centenária em direção a Tiradentes.

Fonte: http://www.fcasa.com.br/release/complexo-ferroviario-de-sao-joao-del-rei/




































Nenhum comentário:

Postar um comentário